exercício

Esperando Godot foi lido anos atrás. Grande referência para as idéias, uma delas surgiu no meio da aula de Planejamento. Coisa de cinco minutos estava ali, mesmo estando incoerente e novato. É um exercício, é uma tentativa.

————————————————————————————————————————————————–

Heitor e Ezeu estão sentados na beira de uma estrada deserta de chão de terra, olhando de um lado a outro. O diálogo se reveza entre Heitor e Ezeu.

– Quem cria o dia de amanhã?

– Eu acho que é o Golum.

– Mas quem é o Golum?

– Golum é o responsável pela criação do dia de amanhã.

– E se Golum se esquecer da criação?

– Acho difícil, já que ele só faz isso desde antes de ontem.

– Ahhh, talvez tenha alguma coisa errada nessa história.

– Por que?

– Porque antes de ontem não teve a criação do dia de amanhã.

– Hmmm, é mesmo. Tinha me esquecido. Então Golum se esqueceu desse primeiro dia.

– É mesmo, mas amanhã ele não se esquecerá.

– Ah é? Por que?

– Porque ele sabe o que faz, seu trabalho é esse. Não vai se esquecer.

– Mas antes de ontem ele esqueceu.

– É que ele deve ter se enganado, era seu primeiro dia.

– É. Mas me diga, como era mesmo a criação do dia de amanhã antes de ontem?

– Não me lembro. Engraçado isso né, estamaos aqui sentados faz um tempinho e o dia parece nem passar.

– Claro que passa. Hoje mesmo teve a criação do dia, você não viu?

– Hmmm, não vi. Como foi?

– Foi assim, Golum veio e criou.

– Tá, mas isso a gente já disse várias vezes, eu quero saber como foi.

– Sei….mas eu também não sei como foi. Só sei que quando cheguei aqui já tinha sido criado.

– Criado o que?

– Criado o dia!!!

– Ahhh é. E amanhã, como será a criação do dia?

– Oh! Chega disso, já falei várias vezes, é Golum que cria e ele sabe como faz e não vai se esquecer.

– Tem certeza?

– Tenho sim. Eu já vi várias vezes isso acontecer.

– Mas você disse que foi desde antes de ontem que Golum começou a criar o dia de amanhã. Como pode ter visto isso várias vezes?

– É porque eu conheço Golum.

– Caramba! Você o conhece?

– É……..acho que sim.

– Ahhh, que legal. Deve ser legal conhecer tudo isso.

– Conhecer tudo isso o que?

– Puuxa….não sei. Isso que você está me falando.

– Ahhh! Vamos falar do dia de ontem?

– Melhor não, eu não lembro do dia de ontem.

– É mesmo, eu também não.

(Silêncio)

– Quer uma maçã?

– Não, obrigado. A partir de hoje só como amanhã.

– Hmmm, então tá. E ai, vamos esperar o dia melhorar ou vamos fazer o dia melhorar?

– Estou bem aqui, não quero dar nenhum passo. Vamos esperar mesmo, daqui a pouco alguém aparece e nos livra daqui.

– Poxa, será mesmo? Queria conhecer outro lugar.

– Para quê? Você não vai entender nada. É tudo confuso e as outras pessoas são….loucas!

– E a gente não é?

– Claro que não. Somos os únicos que conhecemos Golum.

– Mas eu não conheço Golum, quem o conhece é você!

– Conhecerás amanhã, pode aguardar.

(Silêncio)

Heitor e Ezeu ficam de pé e olham de um lado a outro. Ezeu come sua maçã e joga o miolo fora. Voltam a se sentar. Heitor rói as unhas e cospe ao vento. Os dois ficam quietos e sentados, esperando o dia de amanhã e a chegada de Golum.

Deixe um comentário

